• maramblog

HAVIA MESMO CABRAS NA ILHA DAS CABRAS?
Turismo

  • cabra

Havia sim! O consenso popular afirma que antes a ilha era chamada de Ilha das Cobras. Entretanto, ela teve por muito tempo um morador ilustre, seu Marciano Cavalheiro, que também foi o primeiro salva-vidas de Balneário Camboriú.

Seu Marciano plantou várias espécies de plantas e árvores e criou galinha, pato, cachorro, e claro, cabras no local. Esta foto, doação de dona Rosi Cardoso para o acervo do Arquivo Histórico, mostra seu Marciano na Ilha com uma de suas cabras.

Em entrevista ao Arquivo Histórico, Marciano Cavalheiro (in memoriam) que morou 12 anos na Ilha lembrou com saudade desse tempo: “Quando cheguei na cidade, fui trabalhar com o Prefeito Higino Pio. Fui o primeiro chefe dos salva-vidas em 1964 e, logo depois, fui morar na Ilha. Morei de 1965 a 1977. Criava cabras e galinhas. Também, plantei seringueira para não dar erosão. O visual ficou muito bonito e amarrou a terra. Meus anos estão meio avançados, mas, se eu pudesse, ainda queria morar na Ilha. A minha família toda ama o mar e quase todos os dias, quando o tempo está bom, eu vou lá…ver a Ilha”.

  • galeria-ilha-cabras-balneario-camboriu-e_0014-credito-divulgaçãocvc


A Ilha das Cabras

Situada a 600 metros da faixa de areia da Praia Central, a Ilha das Cabras é considerada um dos principais cartões postais do município e foi tombada como área de preservação. A ilha tem uma iluminação toda especial durante o ano todo. Quem quiser ver o lugar mais de perto pode fazer o passeio de barco pela orla.  

  • maramblog 2