• maramblog

UMA CAPELA LUTERANA HISTÓRICA PRESERVADA
Turismo

  • 4071_6422_14-tour-chapele

Parece até a história de Davi e Golias: de um lado a construção de um arranha-céu de quase 30 andares e de outro uma igrejinha, patrimônio histórico que precisava ser preservada.

Resultado? Um patrimônio histórico municipal integrado a um arranha céu de forma harmônica e mais um atrativo para os turístas que passam pelo local.

Preservando a Capela histórica

A capela, construída na década de 1960, pertencia à associação luterana Wally Heidrich, que já não tinha condições de manter o imóvel e ofereceu o terreno à uma construtora. A incorporação da igrejinha ao edifício foi aprovada pelo Conselho da Cidade, como forma de manter o patrimônio histórico.

Deu tão certo, que a capela tornou-se um atrativo turístico para quem passa pela rua. 

A igrejinha

Inaugurada em 1961, a então Igreja Evangélica de Confissão Luterana atendia principalmente os veranistas de cidades como Brusque, Blumenau, Pomerode e Rio do Sul, que sentiam falta de um espaço para professar a fé no litoral, além das 25 famílias luteranas residentes na chamada Praia de Camboriú à época. As características históricas da igreja foram preservadas, como a cruz talhada em madeira nobre pelo escultor Hermann Teichmann, o peculiar formato do telhado e o sino.

Hoje, acima da estrutura da capela estão os 29 pavimentos do Prédio Tour Chapelle.

A construtora em questão é responsável pela manutenção da capela que está disponível para visitação e também possibilita a locação para eventos como casamentos e batizados.


Para visitar

A igreja fica localizada na Rua 2300, n° 86, entre a Av. Atlântica e a Av. Brasil.

  • maramblog 2